sexta-feira, 3 de julho de 2015

#033 Sally Simpson | The Who

Lançada em maio de 1969 pelo grupo britânico The Who“Sally Simpson” é uma canção escrita por Pete Townshend. A música faz parte da ópera rock “Tommy” e está presente também no disco “Live at Leeds”, de 1970, primeiro álbum ao vivo do grupo.

“Tommy” conta a história do personagem Tommy Walker. Seu pai foi considerado morto durante a Primeira Guerra Mundial, mas retorna encontrando a antiga esposa com um novo companheiro. Tommy, então com sete anos de idade, presencia o pai matando o amante da mãe. O garoto foi forçado a acreditar que não viu, ouviu e não irá falar nada sobre o que aconteceu e, consequentemente, se torna surdo, cego e mudo. Após ter uma visão ele inicia uma jornada espiritual virando um "messias".

A canção (segunda do lado quatro do disco) se concentra em uma garota rica chamada Sally Simpson. Ela foge de casa para ir a um sermão feito por Tommy e tenta subir ao palco para tocar no ídolo, porém é interceptada por um segurança e acaba ferida no rosto. A garota é amparada por uma ambulância, volta para sua família e se casa com uma estrela do rock da Califórnia, mas jamais tira Tommy da cabeça.

Pete Townshend é o principal compositor do Who, assinando mais de cem canções espalhadas pelos onze álbuns. A composição de “Sally Simpson” teria sido inspirada em uma situação vivida por Jim Morrison, vocalista da banda de rock The Doors. Durante um show da banda, em Nova York no ano de 1968, aconteceu um tumulto violento. Townshend afirmou que embora estivesse acostumado com isso, presenciar o fato o deixou atordoado.

No filme “Tommy”, adaptação do álbum lançada em 1975, Sally é interpretada pela atriz Victoria Russell. Na construção do roteiro, entretanto, algumas mudanças foram feitas em relação à história original. Na produção, dirigida por Ken Russell, o fundador e vocalista do The Who, Roger Daltrey, interpreta Tommy. Outros integrantes da banda fazem pontas e Eric Clapton também compõe o elenco. Além do longa-metragem, o disco rendeu o musical “The Who's Tommy”, na Broadway, em abril de 1993.
Composto por 74 minutos de som, em 24 faixas, “Tommy” é considerado um marco no rock e um dos discos mais importantes da história da música. Em 1998, a obra que originou a chamada ópera rock ganhou lugar no Hall da Fama do Grammy, por seu valor "histórico, artístico e significante". Já em 2003, “Tommy” foi escolhido como o 90° "Melhor Álbum de Todos os Tempos" pelo canal TV VH1.

Título: Sally Simpson
Composição: Pete Townshend
Álbum: Tommy
Lançamento: 1969

Clique aqui para ler a letra completa e a tradução.


Ouça!

Nenhum comentário:

Postar um comentário